REALIZADA A PLENÁRIA MUNICIPAL DO PARLAMENTO JOVEM

por lid — publicado 17/06/2019 13h52, última modificação 17/06/2019 13h52
Aconteceu na última sexta-feira, dia 14 de junho no salão nobre da Casa Legislativa a Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas de Lima Duarte 2019.

De início as coordenadoras do projeto no município Aline Lillian e Sidirlene Donizetti deram as boas-vindas a todos os presentes, e passaram a palavra ao vereador José Jayme, vice-presidente da Casa que abriu oficialmente a Plenária.  As coordenadoras deram sequência explicando os objetivos da Plenária e dando ciência dos próximos passos do Parlamento. Em seguida os vereadores presentes: Aristides dos Reis de Magalhães, Geraldo Fonseca Neto, Jerônimo Sebastião de Oliveira, João Batista de Moura Junior, José Jayme Carvalho da Cunha, Mário Carvalho Delgado Júnior e Rogério Ferreira dos Santos falaram aos jovens estudantes. Estiveram ainda presente os Diretores da Escola Estadual Adalgisa de Paula Duque, Paulo Afonso Vieira, e da Escola Estadual Joaquim Delgado de Paiva, Genilton Fagundes, além de mães e comunidade em geral. Após a fala dos Vereadores, o vereador José Jayme passou a condução dos trabalhos ao monitor Davi Pimenta Delgado e a coordenadora da plenária, a jovem Rayane Cristina da Cruz Almeida.

Descomposta a mesa deu-se início os trabalhos da Plenária, que contou também com o apoio dos monitores Tatiane Alves de Almeida, e Pedro Henrique Oliveira Reis Teixeira. A jovem coordenadora Rayane, contou ainda com o auxílio da jovem estudante Daniele Vitória Nogueira Souza. As propostas formuladas pelos estudantes foram lidas e colocadas em votação por subtemas, podendo em cada subtema ser apresentado pelos estudantes destaques de exclusão da proposta, modificação da proposta ou aglutinação da proposta. Ao final de cada subtema foram priorizadas 02 propostas, que serão levadas a Plenária Regional na cidade de Juiz de Fora, nos dias 07 e 14 de agosto. Foi ainda votado o tema a ser sugerido para edição do Parlamento Jovem Minas em 2020, sendo o mais votado “violência contra a comunidade LGBT”.